Quem é empreendedor, independentemente do tamanho ou do segmento do negócio, sabe que tempo é dinheiro, certo? Uma forma de otimizar seu tempo e investi-lo naquilo que realmente importa, é agregar valor ao seu produto ou serviço por meio de terceirização.
Isso mesmo… Ao terceirizar atividades na sua empresa, sobra mais tempo para planejar estrategicamente, avaliar os resultados, repensar algumas ações e propor melhorias. Com uma gestão mais eficiente, o cliente fica mais satisfeito e o faturamento, naturalmente, tende a crescer.
Está em dúvida sobre quais atividades terceirizar? Neste conteúdo vamos apresentar algumas sugestões de serviços que, quando terceirizados, podem agregar valor ao seu negócio, melhorando o desempenho dos seus indicadores de produtividade e lucratividade.
Atividades essenciais
Recepção, recursos humanos e gestão de pessoas, contabilidade, limpeza, suporte de informática, segurança são itens essenciais em uma empresa, tenha 2 ou 200 funcionários, seja de qual for o setor.
Porém, dependendo do nicho de especialização do negócio, contratar profissionais para todas essas áreas é inviável, por vários motivos, mas vamos nos ater a questões financeiras.
Cada colaborador representa um custo além do salário. São os famosos ‘encargos trabalhistas’, cobrados na forma de impostos, como INSS e FGTS. No fim das contas, essas obrigações fiscais praticamente dobram o valor da folha de pagamento da empresa, reduzindo a margem de lucro.
Assim, essas são as primeiras atividades nas quais se pensa na hora de terceirizar.
Especialistas em atividades-meio podem agregar valor ao seu negócio
Enquanto algumas empresas se dedicam a atividades voltadas a setores específicos da economia, há outras que se especializam em serviços genéricos, as chamadas atividades-meio.
Essas atividades são essenciais para o andamento de um negócio, mas não estão diretamente ligadas ao produto ou serviço que ele oferece. Por isso, estão no topo da lista quando se opta pela terceirização.
Já mencionamos acima quais são as principais atividades-meio para a maioria dos negócios. Veja agora as vantagens de terceirizá-las.
- Recrutamento e seleção: buscar novos profissionais para preencher seu quadro funcional é uma tarefa que sempre demanda muito tempo, sem falar que muitos dos candidatos que aparecem não são nem de perto qualificados para a vaga.
Nessa hora que entram as consultorias de recrutamento e seleção, para quem você delega a função de encontrar pessoas com as habilidades necessárias e perfil compatível com a cultura da empresa.
Isso não significa que a seleção se dará sem a sua participação. Porém, você entra numa etapa mais avançada do processo, quando as opções já estão mais próximas daquilo que você procura.
- Recursos humanos e gestão de pessoas: com muitas afinidades com recrutamento e seleção, os serviços terceirizados de recursos humanos e gestão de pessoas são uma excelente opção para reduzir custos com funcionários e gerir adequadamente as informações do seu quadro funcional, organizando escalas de trabalho, férias, ausências, etc.
- Contabilidade: calcular impostos, gerar folha de pagamento, controlar entradas e saídas, fluxo de caixa, pode ser uma dor de cabeça para quem não é especialista no assunto. Por isso, serviços de contabilidade externos fazem a diferença em empresas que não demandam um departamento contábil e financeiro próprio.
Além de agregar valor ao seu negócio, permitindo que você e sua equipe se concentrem no atendimento ao cliente, pela experiência que têm, os contadores conseguem fazer manobras que resultam na redução do valor dos impostos.
- Recepção, segurança e transporte: esses são outros serviços essenciais que podem ser realizados por empresas terceirizadas. Nesses casos, além da economia com os encargos trabalhistas, a responsabilidade pelo treinamento e capacitação desses profissionais é da empresa contratada; você só terá que apresentar as funções dentro da sua empresa e o fluxo de trabalho. O conhecimento técnico sobre o assunto esse prestador já possui.
Indo além das atividades essenciais para agregar valor a sua empresa
Atualmente, a legislação brasileira permite que sejam contratados profissionais terceirizados, também, para as atividades-fim de uma empresa. Ou seja, se você tem um escritório de advocacia ou uma escola, os advogados ou professores que trabalham para você podem ser terceirizados.
Nesses casos, o vínculo se dá por meio de contrato, no qual são estabelecidos direitos e deveres das partes, como as atividades a serem desenvolvidas, a carga horária a ser cumprida, entre outros.
Contudo, existem aqueles empreendedores que fazem questão de cuidar pessoalmente, ou por meio de seus funcionários, das atividades-fim do seu negócio.
Para esses empresários, uma alternativa que permite manter uma equipe enxuta e focada nos objetivos, sem comprometer resultados de outros setores da organização, é investir em tecnologia para auxiliar no atendimento aos clientes.
Plataformas de atendimento automatizadas
Serviços automatizados, com respostas rápidas e capazes de sanar as dúvidas e solicitações mais frequentes, estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente em empresas que estão crescendo.
Em vez de aumentar o quadro de funcionários, contratam empresas que oferecem plataformas de atendimento ao cliente e automatização de processos, como abertura de chamados, emissão de documentos – boletos, notas fiscais, comprovantes diversos, contratação ou cancelamento de serviços.
Tecnologia para agregar valor ao seu negócio
Quando essas tarefas operacionais são realizadas por aplicativos e sistemas de gestão, sobra mais tempo para que gestores e colaboradores planejem melhorias nos produtos e serviços que vendem, estratégias para fidelizar os clientes e, também, formas de captar novos prospects.
Nem de longe sugere-se que os talentos humanos possam ser dispensados nesse processo. Muito pelo contrário. Ao deixar essa parte do trabalho sob a responsabilidade da tecnologia, os profissionais conseguem investir mais tempo em qualificação, estudando novas possibilidades para o mercado em que atuam, além de planejar a expansão do negócio.
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