Os processos de comunicação estão cada vez mais dinâmicos, em todos os sentidos, tanto nas relações pessoais quanto nas comerciais. No entanto, nas relações comerciais esse pode ser um fator decisivo para concretizar a compra e fidelizar os clientes.
A velocidade com que as informações chegam ao consumidor está cada vez maior. Por esse motivo, seu atendimento deve ser tão rápido quanto, ou se possível, mais. Um retorno rápido às necessidades do seu cliente pode ser o diferencial entre você e a concorrência.
Neste conteúdo vamos falar mais sobre a importância da velocidade no atendimento dos seus clientes, e trazer dicas de ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Boa leitura!
A influência do atendimento da decisão de compra do consumidor
O atendimento passou a ter um peso cada vez maior na forma como o cliente enxerga sua marca, e até mesmo na decisão de compra, independentemente do segmento no qual a empresa atua. As mudanças no comportamento dos consumidores tornou essa etapa ainda mais importante.
As informações estão a um clique de distância, tornando o consumidor cada vez mais exigente, inclusive, sobre o atendimento recebido. Essa etapa é o ponto de partida para o relacionamento com seu público.
Quanto mais rápido e assertivo for o seu atendimento, melhor será a avaliação do consumidor sobre o seu negócio. Para que isso aconteça, conte com uma equipe qualificada para resolução dos problemas que podem surgir e satisfação do consumidor.
Independentemente da necessidade do cliente ou do tamanho do problema que ele precisa que seja resolvido, todos querem ser bem atendidos e definir as coisas o mais rápido possível. Manter um bom relacionamento entre os clientes e sua empresa é essencial.
Os clientes querem respostas rápidas, concisas, diretas e assertivas. Ele nem sempre é um expert no assunto ou na área da sua empresa, então usar termos técnicos está fora de cogitação. Fazer isso pode dificultar ainda mais o processo e criar ruídos na comunicação. Fale de uma forma simples e resolutiva, sem rodeios e firulas. Seja gentil, prestativo e proativo. Demonstre interesse sobre a situação e lide com cada uma delas de forma única.
Todos esses detalhes influenciam na sua relação com o cliente, na forma como ele vê e fala sobre sua empresa, na sua fidelização e na decisão de compra. Um cliente satisfeito propaga a sua marca, o que atrai ainda mais consumidores.
Entregue experiências personalizadas
Estar atento ao perfil do seu público é crucial para a qualidade do atendimento. As experiências de compra geradas pelas empresas são tão importantes, no ponto de vista do consumidor, quanto o produto ou serviço em si.
Uma boa experiência do consumidor gera confiança entre ele e sua marca, e essa confiança gera fidelização. Estudos apontam que os clientes estão valorizando cada vez mais esse aspecto, a ponto de deixar de consumir em locais que não identifiquem um bom atendimento, mesmo que gostem do produto.
Crie uma identificação do seu público com a sua marca. Faça com que a associação de qualidade em tudo que foi entregue seja um processo natural na cabeça do seu cliente.
Durante seu atendimento, olhe para a dor do cliente como se fosse sua, passe segurança e fluidez no relacionamento. Traçar o perfil do consumidor torna o atendimento personalizado.
Monitore e faça a manutenção do atendimento dos seus clientes. Além de ser rápido no momento que ele te procurar pedindo ajuda, mostre interesse pela situação no pós, garantindo que o problema foi realmente resolvido e que o cliente está satisfeito.
Ferramentas que podem ajudar na agilidade do seu atendimento
Utilizar softwares de gerenciamento para agilizar seu atendimento é uma excelente estratégia, principalmente se você possui uma grande demanda. Isso ajuda a otimizar o fluxo da empresa e aumenta a produtividade.
Ferramentas como o Opa! Suite podem ajudar o seu atendimento a ser mais ágil e eficiente. O Opa! unifica todos os canais de atendimento, como Telegram, Messenger e WhatsApp, centralizando a comunicação em um só lugar.
Através dele é possível gerenciar, monitorar e documentar as solicitações dos seus clientes, priorizar os tickets para a resolução dos problemas, gerenciar relatórios e ter acesso ao histórico de atendimentos de cada cliente.
A plataforma possui também uma versão mobile, para tornar tudo ainda mais dinâmico e assertivo. Tanto no mobile quanto no desktop, o Opa! permite acompanhar o status dos atendimentos, o que agiliza o processo e a tomada de decisões da empresa para atender a demanda quase simultaneamente.
Com o Opa! você consegue automatizar seu atendimento, pois o Agente Virtual está ativo 24 horas por dia e conta com respostas inteligentes que são enviadas automaticamente, reduzindo o tempo de resposta.
Definir as etapas do atendimento do agente virtual é uma fase importante, para que o direcionamento do atendimento ao profissional responsável por resolver o problema seja tão eficiente quanto o retorno ao cliente.
Além da gestão completa da fila de atendimento, departamentos, diagnósticos de rede e configurações de acessos e permissões, ele possui filtros que facilitam a busca e organização das informações.
A integração com o IXC Provedor permite ainda o envio de segunda via de boletos e notas fiscais, assim como do desbloqueio de confiança.
A agilidade no atendimento entregue por essas ferramentas pode impulsionar a venda de seus produtos e serviços. Mantenha-se à frente, atualizado e de olho nas tendências do mercado e no comportamento do seu público, para manter a qualidade em todas as suas entregas.