O atendimento omnichannel deu novo impulso para otimizar a experiência do cliente em suas jornadas de compras.
Em uma realidade onde os consumidores valorizam, cada vez mais, o relacionamento e o posicionamento das marcas, atentar-se a todos os pontos de contato da empresa com o cliente tornou-se fundamental.
Isso não significa apenas estar presente em diferentes plataformas digitais, mas proporcionar uma experiência de atendimento compatível em todas elas, de modo a gerar satisfação no cliente desde o contato inicial até o pós-venda.
Neste sentido, os softwares de atendimento omnichannel tornaram-se grandes aliados, facilitando às empresas a gestão dos contatos, a redução do tempo de resposta e o processo para solucionar as demandas dos clientes.
Quanto mais funcionalidades o software oferece, mais fácil e ágil é o atendimento também para o cliente.
Gerar conexões e experiências únicas entre empresa e cliente está entre os objetivos do Opa! Suite. Possibilitamos isso através das funcionalidades da nossa plataforma, as quais fazem dela uma ferramenta indispensável para o seu negócio.
Funcionalidades e diferenciais do atendimento omnichannel do Opa! Suite
A interface e os menus do Opa! Suite são intuitivos, para que os usuários possam explorar a plataforma ao máximo de forma descomplicada, e as funcionalidades atendem às necessidades de empresas de diversos ramos.
A equipe de suporte do Opa! também acompanha de perto a instalação e todo o processo de aprendizado do usuário, oferecendo treinamento prévio e suporte contínuo para tirar dúvidas.
Confira tudo que você tem a ganhar com o atendimento omnichannel do Opa! Suite.
Centralização dos canais de atendimento
O principal propósito das plataformas de atendimento omnichannel é a integração dos canais de atendimento.
Na caixa de entrada do Opa! Suite são centralizadas as mensagens recebidas pelos principais canais de atendimento disponíveis no mercado, incluindo as redes sociais mais populares do mundo.
WhatsApp Business API, Instagram, Messenger, Telegram, WebChat e Telefonia fazem parte dessa lista.
A centralização das mensagens permite maior controle dos chamados, melhor organização das demandas e redução das falhas de comunicação.
Atendimento por agentes virtuais
Os agentes virtuais são responsáveis pelo atendimento automático aos clientes. As mensagens enviadas por eles são previamente estruturadas em um fluxo de comunicação personalizável.
Além de definir todo o rumo da conversa que os agentes virtuais terão com seus clientes, desde o início do atendimento até a finalização ou transferência para os atendentes humanos, é possível personalizar as mensagens com a linguagem da empresa.
Assim, a experiência do cliente com o atendimento automatizado torna-se bastante similar aos demais contatos que ele mantém com a empresa em outros canais de contato.
A essência do omnichannel é que a experiência de atendimento seja compatível em todos os pontos de contato e, nesse sentido, destaca-se quem consegue mantê-la positiva em todos eles.
No caso das transferências, um importante diferencial do Opa! Suite é a possibilidade de encaminhar o cliente não apenas para diferentes setores, mas também realizar uma configuração que permita a transferência para um agente ou responsável direto pela demanda, além de outras configurações.
Com o uso de IA – ChatGPT, esse processo pode ficar ainda mais simples e dinâmico, fazendo o encaminhamento ainda mais rápido para o cliente, de acordo com poucas palavras chaves que ele enviar nas primeiras menagens.
O mesmo é possível com o atendimento via telefonia, no qual é possível realizar, sem dificuldade, o transbordo da ligação para outros ramais ou departamentos.
Outras automações disponíveis com o atendimento virtual incluem o envio de arquivos digitais e de pesquisa de satisfação ao finalizar a conversa.
Período de atendimento em uma plataforma de atendimento omnichannel
Outra grande vantagem dos agentes virtuais é a disponibilidade em tempo integral. Com eles, o atendimento fica disponível ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana.
Ainda assim, é possível limitar os dias de atendimento virtual ao definir os feriados na plataforma. Com essa funcionalidade, são diferenciados os dias úteis dos feriados, cadastrando-os com nome e período de ausência.
Versão mobile
O Opa! Suite conta com o aplicativo para versão mobile, permitindo que as principais funcionalidades da plataforma sejam realizadas diretamente por um smartphone.
Isso garante monitoramentos, interações e tomadas de decisão mais rápidas, dinâmicas e de qualquer lugar.
Controle de contatos
A organização do atendimento pode ser ainda mais eficiente quando utilizadas as ferramentas para controle dos contatos.
Isso inclui o uso de etiquetas nas conversas, a definição de filas de atendimento e o resgate de informações através dos históricos salvos na plataforma.
As filas podem ser utilizadas para definir as prioridades nos atendimentos de forma hierárquica, enquanto as etiquetas servem como um marcador para categorizar os atendimentos por assunto, cliente ou data, por exemplo.
Esses dados podem ser utilizados posteriormente para análise de métricas, como os principais motivos dos atendimentos em determinados períodos.
Notificações e alertas
A plataforma Opa! Suite também facilita a organização da rotina dos usuários através de notificações e alertas.
Juntamente com a definição das filas e a centralização dos chamados em um único lugar, as notificações evitam que os chamados caiam no esquecimento.
Isso garante que, mesmo com altas demandas, a empresa seja capaz de dar atenção a todos os clientes, tornando o atendimento um forte diferencial competitivo.
Integrações em uma plataforma de atendimento omnichannel
Além das funções mais básicas, o Opa! Suite permite acesso a inúmeras integrações que otimizam o trabalho dos usuários e o atendimento aos clientes.
Entre as integrações disponíveis estão:
- IXC Provedor e os principais ERPs do mercado;
- gateways de SMS;
- servidores de e-mail.
Com as integrações, torna-se possível a transferência de dados entre os softwares e a ativação de recursos adicionais.
O Opa! Suite é totalmente integrado com o IXC Provedor e as automações disponíveis com essa integração incluem envio de boletos e notas fiscais, aceites eletrônicos e assinatura de contratos, desbloqueios de confiança, diagnósticos financeiro e de conexão para provedores de internet e sincronização com a cartela de clientes.
Pagamentos via Pix
Além do envio de boletos, é possível oferecer a opção de pagamento via Pix aos clientes, desde que seja realizada a integração do Opa! Suite ao IXC Provedor.
O cliente pode realizar o pagamento via escaneamento de QR Code ou cópia do código, os quais ficam disponíveis para serem encaminhados em qualquer um dos canais de atendimento. https://youtube.com/shorts/dxq25hv3uPk
Filtros conectados com o Analytics
A inteligência analítica, mais conhecida como Analytics, consiste no uso aplicado de dados, análises e raciocínio sistemático no intuito de facilitar as tomadas de decisões.
Com um acúmulo cada vez maior de dados, contar com uma plataforma que gera os relatórios e dashboards de forma automática é não apenas uma facilidade, mas também uma necessidade nos dias de hoje.
Além disso, essa é uma ferramenta segura e acessível, já que a fonte dos dados utilizados para análises são os próprios atendimentos realizados na plataforma.
Então, deu pra entender melhor porque o Opa! Suite é a plataforma de atendimento omnichannel perfeita para o seu negócio?
Entre em contato com a nossa equipe para iniciar uma transformação digital em sua empresa.