O que você pode terceirizar para escalar seu negócio

Já falamos aqui sobre como terceirizar atividades pode agregar valor ao seu negócio. Hoje, vamos detalhar um pouco mais o assunto, trazendo informações que podem ajudar a escalar o seu empreendimento.

Ou seja, depois de ganhar visibilidade por terceirizar algumas etapas do trabalho e ter mais tempo para se focar no que realmente importa, a tendência é que seu volume de negócios aumente.

Para dar conta da demanda crescente, você pode contratar mais funcionários. Ou, outra alternativa muito viável e assertiva, é apostar em terceirização e tecnologia, para dar agilidade aos processos internos e ao atendimento ao cliente.

Assim, você consegue atender um número maior de pessoas, com o quadro de pessoal que já possui, mantendo – e provavelmente aumentando – a lucratividade da sua empresa.

Acompanhe as dicas que compartilhamos a seguir.

1. Terceirize atividades-meio

Talvez você já tenha passado dessa etapa, mas ainda assim vale lembrar quais são as atividades-meio e como terceirizá-las beneficia as finanças.

Atividades-meio são aquelas indispensáveis para o funcionamento do seu negócio, mas que não estão diretamente associadas ao produto ou serviço que você comercializa. Por isso, é uma ótima opção terceirizar essas atividades, já que, via de regra, elas não vão interferir na qualidade da sua entrega.

As principais atividades-meio mais propícias a se terceirizar são serviços gerais e recepção.

Em relação ao primeiro, você pode contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço e, assim, se esquivar de uma série de obrigações legais relacionadas à contratação de um funcionário, deixando a burocracia a cargo da empresa terceirizada.

No segundo caso, a pessoa que exerce essa função precisa ter qualificação para essa atividade e não demanda, necessariamente, conhecimentos específicos na sua área de atuação. Entender detalhadamente do produto ou serviço que sua empresa disponibiliza ao mercado não é essencial, pelo menos não no começo.

Há outras atividades-meio que são boas opções para terceirizar. Já falamos delas aqui nesse post.

2. Atividades específicas para terceirizar

Assim como as atividades-meio, que são mais genéricas, é possível terceirizar atividades um pouco mais específicas, mas ainda assim sem relação direta com seu produto ou serviço.

Vamos supor que sua empresa trabalhe com venda de roupas para um nicho específico. Seu público é diferenciado e você e sua equipe são responsáveis por todas as etapas da produção, desde a concepção dos modelos até a venda das peças.

Não seria um desperdício de tempo você ou um de seus colaboradores, que tem qualificação para desenvolver peças de vestuário para o seu público-alvo, passar horas calculando impostos, fazendo relatórios de notas de entradas e saídas, ou revisando folhas-ponto para checar o cumprimento da carga horária de outros colaboradores?

Sem sombra de dúvidas, a resposta é sim. Desviar um funcionário da função para a qual ele é qualificado, para fazer uma atividade que ele não domina, é, no mínimo, desperdício de tempo. E, se tempo é dinheiro, essa realocação pode ser considerada um prejuízo para a empresa.

Por isso, empreendimentos que, por conta do seu tamanho ou do volume de transações,  não demandam de um funcionário para cuidar exclusivamente da contabilidade, podem se valer da terceirização para essa atividade.

Escritórios de contabilidade possuem profissionais qualificados para a função e podem entregar resultados muito mais efetivos que um funcionário do seu quadro ‘desviado’ para responder pelas questões financeiras e contábeis.

Essa lógica também se aplica ao setor de recursos humanos, gestão de pessoas e recrutamento e seleção. A oferta de empresas aptas a terceirizar esses serviços é bem grande, primeiro, porque toda empresa precisa deles, e segundo, porque nem toda empresa precisa de um funcionário só para isso.

Quando o número de colaboradores é pequeno, não há porque manter um funcionário mensalista que só terá atividades em determinados períodos. Por isso, é mais uma boa opção para terceirizar e garantir que você e sua equipe invistam seu tempo em tarefas estratégicas, que visem escalar o negócio.

Uso de tecnologia para terceirizar funções

Por fim, depois de falarmos de atividades-meio e das atividades especializadas que podem ser terceirizadas para permitir que o foco da sua equipe sejam as entregas de produto ou serviço ao clientes, vamos falar um pouco sobre tecnologia e como ela é útil na hora de terceirizar funções.

O bem mais valioso de qualquer empresa são as pessoas, incluindo aí o público interno, que precisa de um ambiente agradável para desenvolver suas funções e, principalmente, o público externo, ou seja, os clientes.

Em um cenário em que a concorrência é cada vez mais um desafio para empreendedores, já que é difícil ter exclusividade na oferta de um produto ou serviço, o diferencial acaba ficando por conta do atendimento ao cliente e do relacionamento que a marca estabelece com ele.

Isso mesmo. Qualidade é básico. Não pode ser considerada um diferencial. Preço nem sempre é o que define a compra. Pode ser que o item mais caro está mais perto ou oferece melhores condições de pagamento e aí, o cliente opta pelo que é mais fácil e não pelo mais barato.

Então, o que sobra para se sobressair no mercado resume-se a atendimento e relacionamento.

Aí você pensa que para dar conta de atender bem, com agilidade e eficiência vai demandar mais profissionais na sua equipe. Pode até ser que em algum momento, por conta do crescimento do negócio, seja necessário contratar.

Mas, se a ideia (ou necessidade) é garantir atendimento de qualidade e relacionamento estreito com o cliente, usar tecnologia pode ser bastante eficiente para terceirizar funções.

Por conta das redes sociais e das diversas formas de contato disponíveis, pode parecer complicado atender todas as demandas que chegam por esses canais. Site, e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook… Como gerenciar todos esses contatos?

Simples! Usando tecnologia.

Sistemas como o Opa! Suite, desenvolvido pela IXC Soft, integram os principais canais de atendimento numa plataforma única, dispondo de inúmeras funções para gerenciar a fila de contatos e encaminhar cada cliente para o setor que irá tirar a dúvida ou resolver o problema.

Ainda, essas plataformas de integração permitem enviar arquivos como contratos, boletos, notas fiscais e outros documentos, atendendo com agilidade as principais demandas do dia a dia.

Assim, com a ajuda da tecnologia para terceirizar essas funções de atendimento, e com a contratação de empresas terceirizadas para funções específicas, você verá seu negócio escalar em volume de vendas e ganhar mais visibilidade no mercado, sem sobrecarregar a sua equipe.

Para saber mais sobre o Opa! Suite, acesso nosso site ou entre em contato por e-mail.

Compartilhe o conteúdo!