O modelo de negócio conhecido como White Label é autoexplicativo. A tradução literal do nome é ‘etiqueta branca’ e, embora de forma isolada pareça um conceito abstrato, uma definição mais detalhada permite compreender porque isso faz sentido.
Por vezes, o conceito White Label é descrito como solução ou parceria, pois garante benefícios para ambas empresas envolvidas no negócio.
Mas, antes de conhecer os benefícios, entenda do que se trata.
O que é White Label?
White Label é um contrato entre uma empresa, que desenvolve um produto ou serviço, e outra, que adquire este produto ou serviço para revendê-lo.
O grande diferencial desta revenda, no entanto, está no fato de que a segunda empresa envolvida no negócio tem a possibilidade de personalizar o produto ou serviço com a própria marca.
Ou seja, a empresa proprietária desenvolve e vende sua criação à empresa revendedora, tal qual foi desenvolvida, mas sem levar o nome da sua marca.
Na negociação entre uma empresa e outra, o produto fica com a etiqueta ‘em branco’ para receber o nome escolhido pela segunda empresa, que o revende. Além do nome, a identidade visual e outras personalizações podem ser feitas.
Trata-se da terceirização do desenvolvimento de uma tecnologia, para não arcar com os custos da pesquisa e produção, que encarecem o produto final.
Com o White Label é possível comercializar tanto produtos físicos, como roupas, alimentos e eletrônicos, quanto serviços e produtos digitais, como softwares, aplicativos e plataformas online.
O mercado tecnológico tem popularizado bastante este modelo de negócio, permitindo que cada vez mais empresas possam se beneficiar do uso de tecnologia de ponta, mesmo quando não contam com recursos financeiros e expertise para desenvolvê-la.
É importante entender também que o modelo White Label é diferente dos modelos de negócio Private Label e Franquia.
No Private Label também ocorre a terceirização de um produto ou serviço por uma marca revendedora que tem a liberdade de personalizá-lo com sua própria marca. No entanto, a empresa que produz, entrega exclusivamente para esta única empresa revendedora.
No White Label, por outro lado, entregam-se produtos padronizados e personalizáveis a várias empresas.
Já a diferenciação em relação ao modelo de Franquia está na falta de liberdade em personalizar a marca. Nas franquias é necessário manter a identidade visual e o nome da marca franqueadora, além de cumprir com outras obrigações contratuais, como taxa de royalties e valor final do produto.
No White Label é necessário pagar apenas a taxa de adesão, que confere direito ao uso do produto. A empresa revendedora tem autonomia na definição dos preços e em outros processos operacionais.
White label para softwares
Como vimos, o mercado tecnológico tem se beneficiado bastante do modelo White Label. Isso porque, o desenvolvimento de softwares requer um know-how específico e, por vezes, altos investimentos.
Na prática, por exemplo, funciona assim:
- Uma empresa de tecnologia investe seu conhecimento e recursos para desenvolver um novo programa digital.
- Esta empresa passa a vender seu novo programa ao cliente final.
- Uma segunda empresa de tecnologia, menor, reconhece o sucesso do novo programa, mas não tem como oferecê-lo ao seu cliente final, porque não conta com equipe suficiente ou específica para isso, nem recursos para investir no desenvolvimento de um programa equivalente ou similar.
- A segunda empresa descobre a possibilidade da White Label. Adquire o programa da empresa desenvolvedora e passa a revendê-lo ao cliente final com o seu nome, evitando sua migração para a concorrência.
- A primeira empresa, através da White Label, além de vender o programa diretamente ao cliente final, conta agora com novos clientes indiretos (a segunda empresa e outras empresas de tecnologia), que ampliam os lucros provenientes da novidade.
Ao final, além de aumentar as chances de lucro para ambas as empresas, mais clientes finais também são beneficiados.
Benefícios dessa parceria
Os benefícios da parceria White Label contemplam diferentes aspectos das empresas envolvidas. Olha só:
- Expansão do portfólio de produtos ou serviços, possibilitando a conquista de novos clientes, além de oferecer mais soluções para fidelizar clientes antigos.
- Economia de recursos, já que não é necessário o alto investimento durante a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia. Dispensa-se a contratação de profissionais especializados e o investimento em estrutura e equipamentos.
- Qualidade na entrega final, pois o produto ou serviço criado provém de uma empresa especializada, que investiu em estrutura e equipe qualificada para seu desenvolvimento.
- A solução desenvolvida por equipe especializada também diminui os riscos na implementação do produto ou serviço, que já é efetivado no mercado.
- Suporte facilitado: adequações, correções e atualizações ficam sob responsabilidade da empresa desenvolvedora. Quem revende economiza também em tempo e recursos, sem deixar de oferecer um produto seguro e eficiente.
- Ampliação da divulgação da própria marca, agora carregada na ‘etiqueta’ do novo produto ou serviço. No White Label, a personalização do nome e da identidade visual da marca é acompanhada de outra vantagem: dispensa-se o pagamento de direitos autorais.
- Na revenda, a empresa tem liberdade para definir o preço do produto final.
E estes são apenas os benefícios gerais de uma parceria White Label. Além destes, a empresa que revende também passa a contar com as vantagens exclusivas da nova tecnologia e pode usar isso como valor agregado para a divulgação aos clientes. Ou seja, são novos argumentos comerciais para expandir as vendas.
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